FIEG

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO SISTEMA FIEG

 

A Política de Privacidade do Sistema FIEG, brangendo o SESI, SENAI, IEL e FIEG, foi elaborada com o objetivo de evidenciar o compromisso de nossas instituições e demonstrar as práticas adotadas com a segurança, privacidade e o tratamento de Dados Pessoais coletados.

I. COLETA DAS INFORMAÇÕES DE DADOS PESSOAIS

A coleta de dados pessoais, de que trata esta política, é realizada de forma online e offline, com o objetivo de promover a evolução das relações entre as partes, por meio de vários canais, tais como: telefone, websites, aplicativos, redes sociais, SAC, Vendas de Serviços, pontos de vendas e eventos.  Dependendo do grau de interação, necessidade e interesse mútuo, a coleta de informações pode abranger:

1. Informações pessoais de contato. Informações que permitem o contato com a pessoa ou a verificação de seu cadastro, como nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, endereço postal, e-mail, detalhes de redes sociais, número de telefone etc.

2. Informações de login de conta. Qualquer informação que seja necessária para dar o acesso à pessoa ou criar seu perfil de conta específico, como nome de usuário, senha em formato irrecuperável e/ou pergunta e resposta de segurança. Como exemplo, podemos citar o cadastro para o acesso aos Portais do aluno ou do fornecedor, ou até mesmo para a matrícula em um curso EAD.

3. Informações demográficas e interesses. Qualquer informação da pessoa que descreva seus dados demográficos ou suas características comportamentais, como idade ou faixa etária, localização geográfica (por exemplo: CEP), produtos ou serviços de seu interesse.

4. Informações de pesquisas de mercado. Informações que a pessoa compartilha voluntariamente com as nossas Instituições sobre sua experiência de uso de nossos produtos e serviços, como reclamações, pesquisas de satisfação e solicitações de melhoria.

5. Informações relativas à Dados Pessoais Sensíveis. Nossas instituições sempre buscam minimizar o tratamento de dados sensíveis, mas, em alguns serviços que oferecemos, é necessário coletar ou gerar alguns dados sensíveis, como na área de saúde, mas sempre de forma segura e profissional. Sendo necessário tratar Dados Pessoais Sensíveis, nossas instituições informarão sobre a finalidade pretendida, solicitando o prévio e expresso consentimento da pessoa, quando esse consentimento for uma exigência legal.

6. Informações relativas a Dados Pessoais de crianças:. Nossas instituições necessitam, também, coletar dados de crianças em alguns casos, como por exemplo para a Educação Básica, mas sempre baseados na legislação e com o consentimento expresso de um dos pais ou responsável legal.

II. O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

O tratamento de dados pessoais pelas instituições do Sistema FIEG é orientado no sentido de observar a boa-fé e os princípios relacionados à finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção a danos, ausência de discriminação, responsabilização e prestação de contas, atendendo às seguintes finalidades:

1. Para fornecimento de serviços. Os Dados Pessoais coletados, neste caso, são tratados, principalmente, para viabilizar uma  relação de prestação de serviços, com vistas ao cumprimento de obrigações contratuais e legais, bem como para melhorar nossos produtos e serviços e engajar a nossa marca.

2. Para atendimento ao consumidor – SAC. Os Dados Pessoais são utilizados para prestação de serviços ao consumidor, incluindo as respostas aos seus questionamentos, reclamações e solicitações. Isso, normalmente, requer o uso de Dados Pessoais de contato e cadastrais, além de informações sobre o produto e serviço adquirido e o motivo do questionamento (por exemplo, situação do pedido, problema técnico, questão ou reclamação sobre produto ou serviço prestado, dentre outros questionamentos).

3. Para Comunicação e Marketing. Os Dados Pessoais podem ser utilizados para fornecer informações sobre nossos produtos ou serviços (por exemplo, comunicações de marketing, campanhas ou promoções, sendo que para o uso de imagem das pessoas será necessário o seu expresso consentimento. Isso pode ser feito por diversas vias como: e-mail, anúncios, SMS, ligações telefônicas e outros, na medida da permissão pela lei aplicável, porém, para esta finalidade, o uso de dados pessoais não é obrigatório, o que significa que a pessoa pode solicitar o cancelamento ou até mesmo a eliminação de seus Dados Pessoais da base de nossas instituições, interrompendo-se a utilização desses dados, quando isto for possível.

4. Para atendimento a legislação. Os Dados Pessoais também poderão ser utilizados para o atendimento de obrigações dispostas em lei, regulamentações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, autoridades de educação, poder judiciário, como sentenças e acordos, e/ou qualquer outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de identificação e documentos pessoais.

III. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

O compartilhamento de dados pessoais pode ocorrer para atendimento às seguintes situações ou finalidades:

1. Ao Departamento Nacional do SESI e SENAI. Algumas informações, como dados de produção, e que podem envolver alguns dados pessoais poderão ser compartilhadas com o Departamento Nacional do SESI e SENAI, com a finalidade de prestação de contas, atendendo a uma obrigação legal.

2. Aos Fornecedores e parceiros de serviços. Empresas externas utilizadas por nossas instituições para operacionalizar nosso negócio. Esses casos, envolvem a contratação de serviços de tecnologia da informação, como a aquisição de software, hospedagem em nuvem, com a obrigação de manter confidencialidade e a segurança dos dados por força de contratos.

3. Agências de análise de crédito/cobrança de dívidas.  Empresas externas contratadas pelas instituições do Sistema FIEG para a prestação de serviços de busca de proteção aos créditos  (particularmente por pedidos feitos por boleto) ou para cobrança de boletos vencidos.

Vale destacar que não licenciamos ou vendemos Dados Pessoais a empresas terceiras, para suas próprias finalidades de marketing.

Casos haja outras necessidades, o compartilhamento de dados pessoais, somente será realizado com o expresso consentimento da pessoa envolvida.

IV. ARMAZENAMENTO E PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

As instituições do Sistema FIEG somente utilizam Dados Pessoais pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades para as quais eles foram coletados ou para cumprir com a legislação aplicável.

O Sistema FIEG, em relação à proteção de Dados Pessoais, adota boas práticas de armazenamento que preservam a sua confidencialidade e segurança. Entretanto esta proteção não se aplica às informações e dados que a própria pessoa decida compartilhar publicamente nas redes sociais de terceiros.

Os acessos aos dados e informações pessoais são realizados e processados por colaboradores autorizados, atendendo aos propósitos específicos para os quais esses dados tenham sido coletados.

O armazenamento de Dados Pessoais em ambientes operacionais vale-se de medidas rigorosas de segurança, para prevenir acessos não autorizados. Para tanto, a política de segurança da informação, estabelecida pelas instituições do Sistema FIEG, adota protocolos e boas práticas de segurança e proteção de Dados Pessoais armazenados em nossos sistemas, ressaltando-se, no entanto, que nenhum serviço web é 100% seguro em relação a invasões, a despeito das regras rígidas adotadas para a proteção de dados pessoais.

A Política de Segurança da Informação mantida pelas Instituições do Sistema FIEG tem, portanto, a finalidade de minimizar e prevenir ao máximo possível a ocorrência de qualquer tipo de incidente relacionado a invasões de dados pessoais. Esta política tem portanto, o papel fundamental de manter os dados pessoais seguros e preservados.

Ao criar uma conta online, para ter acesso aos Portais de nossas Instituições, ou Cursos On-line, o usuário deve de escolher uma senha mais complexa, que possa dificultar a sua clonagem . Caberá ao usuáio manter a sua senha confidencial, considerando que ela é a responsável por qualquer uso de sua conta. Se a pessoa usar um computador compartilhado ou público, nunca deve escolher a opção de lembrar seu ID de login, endereço de e-mail ou senha, devendo certificar-se sempre que saiu da sua conta (“log out”) ao sair do computador. A pessoa deve também usar as configurações de privacidade ou controles fornecidos em nossos sites ou aplicativos, destacando que as medidas de segurança estabelecidas por nossas Instituições são continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos e recursos organizacionais mais atuais.

V. COOKIES/TECNOLOGIAS SIMILARES, ARQUIVOS DE LOG E WEB BEACONS

Cookie é um pequeno arquivo de texto adicionado ao dispositivo ou computador por sites que a pessoa visita. São amplamente utilizados para fazer os sites funcionarem, ou funcionarem de forma mais eficiente, bem como para fornecer uma experiência personalizada de acesso e fornecer informações aos proprietários do site.

As Instituições do Sistema FIEG usam Cookies para melhorar o uso e a funcionalidade dos seus sites e para entender como os visitantes os utilizam, bem como as ferramentas e serviços ali oferecidos. Os Cookies contribuem para melhorar a adaptação dos sites às necessidades dos usuários, facilitando cada vez mais o seu uso, assim como o recebimento de feedback do cliente, sobre a prestação dos serviços, sendo esse um recurso que permite a comunicação com o usuário a partir de outros locais.

As instituições do Sistema FIEG utilizam algumas Categorias de Cookies, quais sejam:

1. Cookies de Sessão. São Cookies temporários, que são apagados quando o usuário fecha o seu navegador. Quando o usuário reinicia o seu navegador, retornando ao site que criou o Cookie, é tratado como um novo visitante.  Exemplo: Cookie de desempenho permite às nossas instituições entenderem como os visitantes interagem com nosso site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo gasto e problemas encontrados, como erros de mensagem, ajudando a melhorar o desempenho de nossos sites.

2. Cookies Persistentes. São Cookies que permanecem no navegador do usuário até que sejam deletados manualmente ou pelo próprio navegador, de acordo com o seu período de duração estabelecido. Esses Cookies reconhecerão o retorno do usuário como visitante.

3. Cookies Necessários. São Cookies estritamente necessários para a operação de um site do Sistema FIEG, que permitem ao usuário navegar pelo site e usar nossos recursos. Não é possível se opor a este tratamento e nem desabilitar esses Cookies.

4. Cookies de primeira parte. São Cookies instalados nos sites de nossas instituições que enviam informações sobre o usuário e que só podem ser lidos por esse site.

 5. Outras tecnologias similares. Os sites do Sistema FIEG também usam outras tecnologias de rastreamento, inclusive endereços IP, arquivos de registro e sinalizadores da web, que também contribuem para a adaptação de nossos sites às necessidades pessoais do usuário.

6. Endereço de IP. Endereço de IP é um número usado por computadores na rede para identificar o computador do usuário, todas as vezes que se conecta na internet. Endereços de IP podem ser registrados para as seguintes finalidades: (i) problemas técnicos de troubleshoot (problemas que um produto, processo ou sistema operacional pode apresentar); (ii) manutenção da proteção e segurança do site; (iii) melhor compreensão de como nossos sites são utilizados; e (iv) conteúdo melhor  adaptado às necessidades do usuário, dependendo do país em que  estiver.

7. Arquivos de Registro. O Sistema FIEG ou um terceiro em nome das instituições podem coletar informações na forma de Arquivos de Registro que armazenam as atividades do site e coletam estatísticas sobre os hábitos de navegação do usuário. Em geral, esses registros são gerados anonimamente, ajudando a coletar (i) o tipo de navegador e o sistema do usuário; (ii) informações sobre a sessão do usuário (como seu URL de origem, a data, hora e quais páginas o usuário visitou em nosso site e quanto tempo permaneceu nele); e (iii) outros dados de navegação ou de contagem de cliques/tentativas de acesso.

8. Sinalizadores da web. Os Sites do Sistema FIEG usam Sinalizadores da web (ou GIFs transparentes). Esses sinalizadores da web (também conhecidos como “web bugs”) são pequenas sequências de código que permitem a entrega de uma imagem gráfica em uma página da web com o objetivo de transferir dados de volta para as nossas instituições. As informações dos sinalizadores da web são usadas para os mais variados propósitos, inclusive sobre como um usuário responde a campanhas de e-mail (por exemplo, a hora em que o e-mail é aberto, que link o usuário faz a partir do e-mail), relatórios de tráfego do site, contagem de visitantes únicos, auditoria e relatórios de anúncios e e-mail e personalização.

9. Gerenciamento de seus Cookies/preferenciais.  O usuário pode gerenciar e desabilitar os Cookies nas configurações do seu navegador. Pode, inclusive, configurar o seu navegador para avisá-lo antes de aceitar Cookies ou simplesmente recusá-los. É importante, lembrar, no entanto, que alguns deles são necessários para possibilitar a utilização dos nossos websites. Embora o usuário não precise ter Cookies para usar ou navegar na maior parte dos sites da FIEG, provavelmente, não conseguirá acessar todos os seus recursos possíveis de utilizar. Verificando o botão “ajuda” do seu navegador (como Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox) o usuário pode fazer esse gerenciamento. Se usar computadores diferentes em locais diferentes, o usuário precisará se assegurar de que cada navegador seja ajustado de acordo com as suas preferências de Cookies.

VI. DIREITOS DOS TITULARES

A pessoa ou usuário, na condição de cliente das instituições do Sistema FIEG, enquanto titular de Dados Pessoais, possui direitos relativos às suas informações pessoais que devem ser preservados e mantidos sob sigilo. As nossas instituições adotam processos e sistemas confiáveis, que asseguram o atendimento ao usuário em um prazo adequado, quando formalmente solicitadas, para:

  -    Acessar, revisar, saber se realizamos algum tratamento com seus Dados Pessoais e requisitar uma cópia eletrônica da informação que temos a seu respeito.

  -    Corrigir ou solicitar a correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados. A maioria dos nossos sites ou Portais têm uma função,  mediante a qual o cliente ou usuário poderá revisar e editar os Dados Pessoais por ele fornecidos. Sempre  solicitamos aos nossos clientes registrados que verifiquem sua identidade (como login, endereço de e-mail, senha) antes de acessarem ou alterarem suas contas, como forma de impedir  acessos não autorizados.

  -    Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários e excessivos. Em alguns casos, não é possível excluir Dados Pessoais, sem excluir também a conta de usuário. Também, em outros casos, pode ser que as nossas instituições não tenham como excluir os Dados Pessoais após solicitação do usuário, considerando que esses dados precisam ser mantidos para atender a obrigações legais ou contratuais ou, ainda, atender às necessidades das entidades. No entanto, essa condição será estabelecida de forma bem clara para o usuário, quando essa situação ocorrer.

  -    Solicitar a portabilidade dos Dados Pessoais a outro fornecedor de produtos ou serviços similares.

  -    Solicitar a eliminação dos Dados Pessoais coletados e utilizados sob o seu consentimento.

  -    Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais os seus Dados Pessoais tenham sido compartilhados.

  -    Consentir, ou não, quando a atividade de tratamento necessitar do consentimento do usuário. Nesse caso, o usuário será informado sobre as consequências da ausência de autorização do tratamento.

Nota: o usuário poderá, a qualquer momento, revogar atividade de tratamento que tenha sido autorizada sob seu consentimento.

Para exercer os seus direitos, o cliente ou  usuário poderá utilizar os canais disponibilizados no final desta Política.

VII. CONTATO

Em caso de dúvidas, solicitações ou comentários sobre esta Política e nossas práticas de privacidade, o cliente ou usuário poderá entrar em contato com o Sistema FIEG pelo e-mail: privacidade@sistemafieg.org.br  ou no endereço: Avenida  Araguaia n.°1.544, 9º andar, Ed. Albano Franco/Casa da Indústria, Setor Leste Vila Nova – Goiânia-Goiás,  CEP: 74.645-070.

Se a solicitação de atendimento for feita por outra pessoa que não seja o titular dos dados, sem fornecer provas de legitimidade, esta poderá ser rejeitada

Ressaltamos que qualquer informação de identificação solicitada por nossas instituições só será processada de acordo com as leis aplicáveis.

Quaisquer solicitações sobre a forma ou procedimento adotado por nossas instituições, para o gerenciamento de Dados Pessoais, incluindo reclamações sobre desrespeito aos direitos da pessoa, estabelecidos pelas leis e regulamentações de privacidade aplicáveis, serão recebidos, investigados e respondidos ao solicitante com prioridade.

VIII. ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA FIEG

A Política de Privacidade do Sistema FIEG pode ser atualizada, sempre que for necessário.

A Política de Privacidade atualizada será publicada no nosso Site, indicando, sempre, a data de sua atualização e o código da versão vigente.