12 Feb. 2020, 18h41

Sesi dá bolsas de estudos a alunos por redução de conta de água

Com economia de 74,56% no consumo de água, alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Sesi Goiás e seus familiares foram premiados, nesta quarta-feira (12/02), no encerramento do 2º Concurso Água na Medida Certa – Prêmio Ideias Inovadoras Sustentáveis, que mobilizou unidades escolares durante quase um ano – entre fevereiro e novembro de 2019. Vitória Gonçalves, do Sesi Catalão; Maria Luisa Novais, do Sesi Planalto; e Marcos Farias Pimentel, da Unidade Integrada Sesi Senai Rio Verde, foram contemplados com seis meses de bolsa de estudo integral.

As boas práticas adotadas por eles consistem em atitudes simples e conhecidas, porém eficientes, como reduzir o tempo no banho, usar moderadamente a torneira ao lavar as louças sujas e reaproveitar a água da chuva para limpar a casa.

A premiação foi entregue em evento no Sesi Planalto, em Goiânia, oportunidade em que a instituição da indústria lançou a terceira edição do concurso. “Vocês alunos estão aqui para aprender e estão dando lições de conhecimento ao compartilhar ideias com seus pais, irmãos, familiares em geral”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Conselho Regional do Sesi, Sandro Mabel.

De caráter educativo, a campanha é destinada a sensibilizar pais, alunos e comunidade escolar sobre o uso consciente dos recursos hídricos, especialmente diante da escassez que todos os anos atinge o Estado e várias regiões do Brasil.

Grande vencedora do concurso, Vitória Gonçalves, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional (Ebep), do Sesi Catalão, mora em uma residência com outras três pessoas. Para atingir o índice de redução de 74,56%, segundo ela, toda a família passou reutilizar a água da máquina de lavar para limpar a casa, o tempo do banho foi reduzido de 40 para 10 minutos. Na pia, abrir a torneira só depois de ensaboar todas as vasilhas sujas. Com a bolsa integral, Vitória vai conseguir economizar 455 reais por mês e pretende comprar uma motocicleta. “Vou fazer 18 anos este ano e já poderei conduzir. Valeu muito a pena economizar e pretendemos continuar com esse hábito lá em casa.”

Campanha mobiliza mais de 6 mil estudantes e repercute na Câmara
O Concurso Água na Medida Certa envolveu no ano passado 910 famílias de 17 escolas do Sesi em Goiás. Além de estimular a redução do valor na conta de água, a iniciativa desenvolve diversas outras ações educativas, que que tiveram a participação de 6.640 alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Presente no evento de premiação, o vereador Gustavo Cruvinel (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Goiânia, anunciou intenção de propor homenagem do Legislativo aos alunos. “É uma ação que incentiva crianças a usarem de forma racional a água. Fico emocionado com esse tipo de trabalho. Iremos certificar e premiar essas pessoas que ajudam tanto Goiânia”, disse.

• IACY DA SILVA MAGALHAES - LUA  |  11/03/2020 13:56

Eu Lua Magalhães, parafraseio com o orgulho, as palavras sensatas do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Conselho Regional do Sesi, sr° Sandro Mabel: " Vocês alunos estão aqui para aprender... e estão ensinando as suas famílias e toda a sociedade". Costumo dizer que, os nossos alunos são espelhos, não mágicos, mas reais, refletindo com excelência a educação sesi/senai, esta, por sua vez, mantém por anos a fio, o bom reconhecimento político/social. Quiça, tanto a Missão e Visão do SESI, quanto a Missão e Visão do SENAI transponham com louvor as expectativas propostas para 2022, e além. Enquanto colaboradora, amo fazer parte desta história. Aos Diretores, aos Professores, as Equipes afins, e a cada aluna e aluno premiados ou não, o meu justo reconhecimento e gratidão. Lua Magalhães - GESER.