29 Dec. 2021, 08h30

Sandro Mabel comemora queda do desemprego e destaca papel da indústria

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, comemorou nesta quinta-feira (28) a queda do desemprego e destacou o papel da indústria na geração de novos postos de trabalho. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o desemprego, que era de 13,7% no trimestre de maio a junho, caiu 1,6 ponto porcentual, para 12,1% no trimestre de agosto a outubro de 2021.

"A indústria foi um dos setores da economia que mais geraram empregos", observou o dirigente da Fieg, acrescentando que os empreendedores do setor demonstram que estão na dianteira da retomada econômica, acelerando investimentos depois dos tempos sombrios e de incertezas da pandemia."Em escala nacional e também em Goiás, os números apontam que 2022 será um ano de muito crescimento da indústria", ressaltou.

Sandro Mabel evidenciou que a alta de empregos na indústria ficou em 4,6%, o que significa a inserção de mais 535 mil trabalhadores do mercado de trabalho. Conforme a pesquisa do IBGE, em igual período, mais 500 mil pessoas passaram a trabalhar no segmento de alojamento e alimentação (11,0%). Na construção civil, foi registrada uma elevação de 6,5% na ocupação ou 456 mil pessoas.

A população desocupada chegou a 12,9 milhões de pessoas, uma redução de 10,4% ou menos 1,5 milhão, se comparado ao trimestre encerrado em julho, quando eram 14,4 milhões de pessoas. Frente ao mesmo trimestre móvel de 2020 (14,6 milhões de desocupados), a queda foi de 11,3%, ou menos 1,7 milhão. Os dados divulgados pelo IBGE são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Escreva um comentário: