08 Jul. 2022, 16h00

Goiás retoma crescimento e está entre os 5 Estados com desempenho positivo no ano

IBGE divulga pesquisa industrial mensal, com dados regionais.

A produção industrial goiana cresceu 3,2% em maio deste ano em relação ao mês de abril, revela a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (8/07).

Confira principais pontos da pesquisa, destacados pelo assessor econômico da Fieg Cláudio Henrique de Oliveira:

- Onze dos quinze locais pesquisados mostraram taxas positivas.

- Neste mês, Amazonas (6,6%) e Mato Grosso (4,6%) assinalaram as expansões mais acentuadas, seguidos do Paraná (3,5%), Ceará (3,2%) e de Goiás (3,2%), que teve a quarta maior variação do País.

- Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial mostrou acréscimo de 0,5% em maio de 2022. Goiás expandiu acima da média nacional, com crescimento de 2,9%. Resultado expressa uma situação bem mais favorável e promissora para recuperação no ano.

- No indicador acumulado para o período janeiro-maio de 2022, frente a igual período do ano anterior, a redução verificada na produção nacional alcançou dez dos quinze locais pesquisados.

- Goiás está entre os cinco Estados com desempenho positivo no ano (MT, BA, RJ, AM, GO), um crescimento pequeno, porém promissor 0,9%. O dado que chama a atenção é o crescimento anual de Mato Grosso, de 23,3%, impulsionado, principalmente, pelo comportamento positivo dos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja e óleo de soja em bruto) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.

Escreva um comentário: