01 Jun. 2021, 10h02

Fieg promove comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente com iluminação especial e ações nas redes sociais

Durante toda essa semana, a Casa da Indústria recebe iluminação especial na cor verde em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, comemorada no próximo sábado (05/06), norteará ações da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) nas redes sociais, com objetivo de conscientizar sobre as boas práticas adotadas pelo setor para preservação e sustentabilidade do ecossistema.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra o aumento da preocupação da sociedade em consumir marcas comprometidas com o meio ambiente e com a qualidade de vida de todos os envolvidos na cadeia produtiva. O levantamento ouviu duas mil pessoas em 126 municípios e mostrou que quase 38% delas se preocupam em saber se um item foi produzido de forma ambientalmente correta.

Alinhado com essas diretrizes, desde 2018, o setor industrial tem se mobilizado para ser parte da solução no desenvolvimento sustentável, tendo como norte o Mapa Estratégico da Indústria. O documento apresenta os principais desafios para construção de uma indústria competitiva, inovadora, global e sustentável, indicando agenda para desenvolvimento de novas competências e sugerindo mudanças estruturais.

O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (CTMA) da Fieg, Flávio Rassi, destaca ainda o compromisso do setor com a Agenda 2030, conjunto de ações defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.

"A indústria goiana evoluiu muito na última década e a Fieg vem apoiando e incentivando essa evolução, trazendo ao debate temas fundamentais, como bioeconomia, economia circular, licenciamento ambiental, segurança hídrica e resíduos sólidos. Além disso, soma-se o importante trabalho que a federação vem liderando no âmbito da gestão sustentável de energia, reconhecendo o potencial que Goiás possui para avanço em fontes alternativas, como biomassa e solar", observa Rassi.

O presidente da Fieg, Sandro Mabel, ressalta também a mobilização que a federação promove junto aos Sindicatos das Indústrias, incentivando boas práticas, por meio de programas voltados à base associada. “Buscamos mitigar os impactos ambientais, perseguindo o desenvolvimento sustentável. Nesse âmbito, encorajamos as indústrias a adotarem estratégias para reuso de água, eficiência energética e otimização dos processos produtivos”, afirma.

Escreva um comentário: