11 Feb. 2021, 20h52

Fieg e OAB GO debatem relações de trabalho pós-Covid

O presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT) da Fieg, Marley Rocha, participou na noite desta quinta-feira (11/02) da live Realidade Laboral Pós-Covid: Papel dos Sindicatos nesse Novo Arranjo, promovida pela Comissão de Direito Sindical da OAB Goiás. O debate fez parte da pauta de reunião do colegiado, liderado pelo advogado Joaquim Cândido dos Santos Junior.

No encontro, foram abordados pontos prioritários nas novas relações de trabalho, como home office e representatividade sindical, e os principais desafios que o Brasil possui para recuperar os empregos perdidos nos últimos anos, sobretudo no contexto da pandemia.

"O mundo do trabalho está mudando e a pandemia veio acelerar ainda mais esse movimento. O que nos preocupa principalmente é a educação. A sociedade precisa dar prioridade a essa questão. Senão vamos continuar patinando em competitividade", ponderou Marley Rocha. Para o presidente do CTRT/Fieg, o futuro do trabalho na indústria passa necessariamente pela inovação e tecnologia, sendo fundamental trabalhadores qualificados para esse novo contexto 4.0.

No âmbito da discussão sobre teletrabalho, Marley Rocha afirmou que o home office, que já era uma realidade, foi potencializado com a pandemia. "Acredito que é uma realidade que veio para ficar, mas de forma equilibrada, não integral, alternando trabalho presencial com teletrabalho", analisou.

Também presente na reunião, a advogada trabalhista da Fieg, Lorena Blanco, abordou a importância dos instrumentos de negociação coletiva e o papel estratégico dos sindicatos laborais e patronais nas relações de trabalho. "A pandemia trouxe novamente protagonismo aos sindicatos, destacando a importância das entidades tanto para trabalhadores quanto empresas".

A live da OAB Goiás contou ainda com a participação da gerente sindical da Fieg, Denise Resende, do assessor legislativo Lenner Rocha e da assessora executiva do CTRT, Patrícia Oliveira.