25 May. 2022, 17h30

Fieg destaca ações em prol do médio e pequeno minerador

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) Flávio Rassi, que também lidera o Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da entidade (CMAS), participou do painel Meio Ambiente Relação com a Comunidade, um dos temas tratados no 7° Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração, nesta quarta-feira (25/05), no Centro de Convenções de Goiânia. O encontro é realizado simultaneamente com a Feira da Indústria da Mineração – Brasmim 2022, que começou terça-feira (23/05) e termina amanhã (26/05).

O debate contou com participação da secretária de Meio Ambiente de Goiás (Semad), Andrea Vulcanis, do professor e diretor da USP Centre for Responsible Mining, Giorgio de Toni, do palestrante e professor Márcio Lario e da professora e diretora da RGS Consultoria e Gestão de Projetos, Maria José Gazzi Salum.

Dentro da temática discutida, Flávio Rassi falou sobre o trabalho que tem sido feito na Fieg para apoiar o médio e pequeno minerador. “A mineração é um dos pilares defendidos pela Federação. Recentemente, implantamos um núcleo de ESG (environmental, social and governance – ambiente, social e governança) para auxiliar os empresários a construírem o manual de práticas de ESG”. Rassi explicou que o pequeno e médio minerador é fator ativo na comunidade local, porém muitas vezes esse trabalho não é colocado no papel. “O ESG pode ser mais simples do que a gente imagina, e o nosso núcleo tem esse objetivo, simplificar e amparar o pequeno e médio minerador”, disse.

O vice-presidente da Fieg aproveitou a ocasião para agradecer a secretária de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis, por manter diálogo com o empresariado. “Desde que começamos a discutir a atualização dos processos de licenciamento em Goiás, nós pedimos que a regra fosse clara. A nossa preocupação era diminuir os espaços discricionários do analista. Nessa nova legislação, preservamos as regras de proteção ao meio ambiente e à sociedade e as análises ficaram mais objetivas”, pontuou.

Participaram do debate os presidentes do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal (Sieeg-DF), Luiz Antônio Vessani, do Conselho de Assuntos Tributários (Conat) da Fieg, Eduardo Zuppani, e do Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados dos Estados de Goiás, Tocantins e DF (Sincal), Nilo Bernardino Gomes.

Os painéis do 7° Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração são transmitidos pela Brasil Mineral e ficam disponíveis na página da revista, no youtube - https://www.youtube.com/c/BrasilMineral.

 

 

Escreva um comentário: