02 Mar. 2021, 10h30

Fieg cede capacetes Elmo a 17 munícipios para combate à pandemia

Capacete de respiração assistida ajuda a reduzir em até 60% a necessidade de internação em UTI; instituição disponibiliza veículos para ajudar no esforço de vacinação

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), cedeu em regime de comodato, nesta segunda-feira (1º) capacetes Elmo a dezessete municípios goianos. O equipamento de respiração assistida é eficaz no tratamento de pessoas com quadros leves ou moderado de Covid-19. Goiânia foi a primeira a receber os capacetes durante uma solenidade, na última sexta-feira, no Hospital e Maternidade Célia Câmara. Desenvolvida por pesquisadores do Ceará, a invenção pode diminuir em até 60% a necessidade de internações em leitos de UTI.

Nesta segunda-feira, o presidente da Fieg e diretor regional do Sesi, Sandro Mabel, se reuniu em um encontro virtualM com o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, diretores da Fieg e do Sesi, líderes sindicais e os prefeitos das cidades de Alexânia – Allysson Silva Lima, Anicuns – Paulo César José do Nascimento, Aparecida de Goiânia – Gustavo Mendanha Melo, Bela Vista – Nárcia Kelly Alves da Silva,         Bom Jesus – Sivalda Maria do Carmo Fernandes,        Bonfinópolis – Kelton Pinheiro, Caldazinha – Francisco Floriano Dutra, Crixás – Carlos Seixo de Brito Júnior,    Goianápolis – Jeová  Leite Cardoso, Itaberaí – Rita de Cássia Soares, Itaguarí – Adelino Souza Aquino, Itapuranga – Geraldo Paulo Fernandes,     Nova Veneza – Valdemar Batista Costa,         Terezópolis – Uilton Pereira Dos Santos, Trindade – Marden Gabriel Alves de Aguiar Júnior e Edealina - Dolores Cristina Leandro Neves.

Sandro Mabel explicou que os municípios foram escolhidos por desenvolveram alguma atividade industrial. “São cidades que possuem polos indústrias ou desenvolvem atividades que fortalecem as indústrias”, disse. O presidente lembrou que o Sistema Indústria não tem medido esforços para ajudar em diversas frentes, a exemplo da confecção de máscaras de proteção facial, nas unidades do Sesi e Senai; do conserto de respiradores mecânicos, por meio do Senai, além da doação semanal de cestas básicas, no âmbito de atuação da Fieg + Solidária.

O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca Pedroso contou que os equipamentos doados na semana passada já estão salvando vidas. “O diretor do hospital me disse hoje que os capacetes estão sendo utilizados e reduzindo a necessidade de intubação dos pacientes”, disse. Durval recordou que o primeiro capacete utilizado pelo Hospital e Maternidade Célia Câmara salvou a vida de uma paciente grávida. “Não foi preciso intubar, ela se recuperou muito bem e já recebeu alta. Esse equipamento salva-vidas e o gesto da Fieg é humanitário. ”

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha agradeceu os capacetes em nome dos demais prefeitos presentes. Segundo ele, os dispositivos chegam em boa hora. “A cidade de Aparecida vai agradecer muito. Não é a primeira vez que a Fieg estende os braços para os municípios nesse momento tão difícil. ”

O CAPACETE

Os capacetes evitam a intubação, procedimento necessário para reverter o quadro de insuficiência respiratória em pacientes que não conseguem respirar espontaneamente. Assim, as pessoas acometidas pela doença não precisam ser deslocadas para unidades de outros municípios, o que pode impedir o colapso do sistema de saúde das cidades maiores. Além disso, garante mais segurança aos profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus.

O Elmo envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação. O Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes. Após a pandemia, poderá ser usado para tratar outras doenças do pulmão como em pneumonias e edema pulmonar.