17 Dec. 2021, 11h45

FIEG: Análise e Tendências - Ano 1, Número 7

Publicação da Coordenação Técnica da Fieg-Cotec

INDICADORES

IBC-BR sinaliza queda
A divulgação mais recente do IBC-Br mostrou queda em outubro na comparação com setembro, -0,4%. Esse foi o 4º resultado negativo consecutivo, demonstrando a longo prazo um arrefecimento da atividade econômica. (Leia mais)


TRIBUTOS

Limites da coisa julgada: isonomia tributária x segurança jurídica
O STF deve determinar se uma decisão favorável nos tribunais para não pagar um tributo perde automaticamente o seu direito diante de uma nova decisão que considere a cobrança constitucional. O julgamento suspenso e postergado para 2022, ainda sem data definida, pode refletir em casos como o do terço de férias e causar impacto bilionário para as empresas. (Leia mais)


ECONOMIA

Construção Civil com novo estímulo
Com a intenção de aperfeiçoar a utilização do crédito outorgado de ICMS e ofertar nova dinâmica ao programa já existente, o governo estadual apresentou na Alego proposta para melhorar o Programa Habitar Melhor. (Leia mais)


PEQUENOS NEGÓCIOS

Lei Geral das MPEs
Foi comemorado 15 anos da Lei Geral das MPEs, importante marco da construção do empreendedorismo no Brasil. Mesmo necessitando de grandes melhorias, a referida lei levou o Brasil a ter mais de 20 milhões de pequenos negócios, que representam 99% das empresas brasileiras, 30% do PIB e são responsáveis por mais de 70% das novas vagas de trabalho criadas em 2021. (Leia mais)

MPEs tem incentivos na participação de leilões públicos
Dispositivos criados pela Lei Geral da Micro e Pequena empresa garantem aos negócios dos pequenos empresários prioridades na participação de licitações públicas. (Leia mais)


ACESSO AO CRÉDITO

Reestruturação financeira: como fazer isso na sua empresa?
O blog do NAC – Núcleo de Acesso ao Crédito (CNI), nesta semana, traz artigo sobre reestruturação financeira. Veja quando uma reestruturação financeira é necessária e quais os principais pontos a serem observados para sua execução. (Leia mais)

BB amplia prazo para renegociações de dívidas
O Banco do Brasil prorrogou o prazo para a adesão ao programa de renegociação de dívidas. Agora, os interessados tem até 30 de dezembro de 2021 para fazer a opção. Descontos chegam até 95% para liquidação à vista de dívidas vencidas. (Leia mais)


AGRONEGÓCIO

Panorama da agroindústria em 2021
A agroindústria goiana lidou neste ano com aumentos nos preços de energia elétrica, transporte, frete, máquinas, insumos, embalagens, dentre outros suprimentos. Além disso, fatores climáticos no setor agrícola contribuíram para reduzir a oferta interna de alguns produtos, gerando escassez e aumentos nos preços dos insumos consumidos na atividade industrial. (Leia mais)


SUSTENTABILIDADE

Empresas cada vez mais atentas aos critérios ESG
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as indústrias brasileiras investiram US$ 32 bilhões em sustentabilidade nos últimos 15 anos. Diante da relevância que o conceito de sustentabilidade tem ganho na sociedade e no ambiente de negócios, entendemos ser imprescindível que a indústria trabalhe com visão de longo prazo. (Leia mais)


INFRAESTRUTURA

Marco Legal da Geração Distribuída
O Plenário do Senado aprovou o Marco Legal da Geração Distribuída nos termos do parecer do senados Marcos Rogério (DEM/RO). O projeto regulamenta o Sistema de Compensação de Energia aos consumidores que optaram por produzir a própria energia em suas unidades consumidoras, além de criar regras para consumidores e distribuidoras. (Leia mais)

Escreva um comentário: