17 Dec. 2020, 16h43

CTRT realiza último encontro do ano com balanço das atividades desenvolvidas em 2020

O Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT) da Fieg, liderado pelo empresário Marley Rocha, reuniu conselheiros para realização da última reunião ordinária do colegiado em 2020. No encontro, realizado quarta-feira (16/12) pela plataforma Zoom Cloud Meetings, foi apresentado balanço das ações realizadas neste ano e deliberado os temas prioritários a serem debatidos em 2021.

No total, o CTRT promoveu dez encontros em 2020, mobilizando quase 400 participantes nas discussões. Os debates foram centrados, sobretudo, nos reflexos da pandemia nas relações de trabalho, trazendo à tona as mudanças ocorridas na legislação trabalhista para enfrentamento da crise.

Dentre os principais temas abordados, o Conselho posicionou e orientou empresários sobre as MPs 927 e 936 (Lei 14020/20), bem como de portarias e decretos editados para regulamentação do teletrabalho, recontratação de dispensados durante a pandemia, trabalho aos domingos e feriados e afastamento por Covid-19.

Paralelamente, o colegiado também promoveu o debate sobre a revisão das Normas Regulamentadoras, as dificuldades para contratação de pessoas com deficiência (PCDs) e as mudanças trazidas no e-social, principalmente no tocante à simplificação.

De acordo com o presidente do CTRT, Marley Rocha, em 2021 o trabalho do Conselho busca fortalecer ainda mais a liderança na representação da indústria e colaborar nos estudos e decisões da Fieg na área sindical e de relações do trabalho.